NO AR AGORA
Dub Jah
Whtasapp
EM BREVE
NOTÍCIAS

O verdadeiro significado das cores do Reggae

Como o reggae sempre foi muito forte na Jamaica, é comum pensar que as cores do regueiras (verde, amarela e vermelha) vieram da bandeira jamaicana. Apesar da forte ligação, inclusive por ser a terra natal de Bob Marley, o maior ícone regueiro, o símbolo-mor da pátria dos jamaicanos não é o grande responsável pela inspiração das cores do estilo.
Na realidade, as cores associadas ao estilo de música têm como origem as cores do estandarte da Etiópia, país em que Hailé Selassié, nascido Tafari Makonnen e posteriormente conhecido como Ras Tafari, foi imperador. Também conhecidas como “bandeira Rastafári”, a bandeira do reggae é carregada de simbolismo.


Por convenção, o ideal é se basear na sequência da bandeira da Etiópia: vermelho, amarelo e verde. Mas com o avanço natural do tempo e dos modos de pensar, a sequência passou por algumas variaçõe

s. Nas bandeiras relacionadas ao reggae, por exemplo, é comum usa-se as cores na ordem verde, amarelo e vermelho.

 

Abaixo, você confere um esqueminha para entender melhor cada significado:

Cor Valor físico/material  Valor metafísico/espiritual
Vermelha O sangue que os mártires deram pelo próximo. Fé, no sentido de persistência rumo a um objetivo. Poder, no sentido de capacidade de realização de metas, de transformar sonhos em realidades.
Verde Os campos férteis, fonte de prosperidade, e a natureza em geral da África Esperança, pois esta cor está ligada, nas tradições esotéricas mais antigas, aos fenômenos de renovação.
Amarela Riqueza natural (ouro e minerais), como fonte de prosperidade. Espiritualidade e amor, como elementos sociais de união entre os povos.

Fonte: Cifraclub

Comentários